skip to Main Content
#01 – MARÇO 2024

EDITORIAL

Gustavo Menezes
Renata Martinez
Coordenadores da Comissão de Boletim do XXV EBCF

Um nome marca, constitui, mas também interroga, instiga… Coda: assim batizamos o Boletim do XXV Encontro Brasileiro do Campo Freudiano. Sonoramente, é curto, cortante. É também enigmático por não aparecer muito em nossa língua. No Seminário, livro 19: …ou pior, “Coda” é como Jacques-Alain Miller intitulou sua quarta e última parte, uma escansão que nos conduz ao nome de nosso Encontro: “Os corpos aprisionados pelo discurso …e seus restos”.

Leia+
Lucio Fontana, Spatial Concept. Waiting (1963-1964).
Lucio Fontana, Spatial Concept. Waiting (1963-1964).

LANÇAMENTO DO XXV ENCONTRO BRASILEIRO DO CAMPO FREUDIANO
“Os corpos aprisionados pelo discurso …e seus restos”

Patricia Badari
Diretora Geral da EBP e
Presidente do XXV EBCF

É Mário de Andrade nos dando a chave de leitura de seu livro de poemas “Pauliceia desvairada”.

Estamos aqui na Pauliceia Desvairada para lançarmos o XXV Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, da Escola Brasileira de Psicanálise.

“Uma Escola é feita para durar”, nos transmitiu Jacques-Alain Miller em 1995, em sua carta à EBP no momento de sua fundação. A EBP fará 30 anos em 2025. Ela dura. Ela dura com o trabalho de seus membros, com o trabalho de suas instâncias, com o trabalho que lançamos hoje.

Leia+
Lucio Fontana, Spatial Concept. Waiting. 1964.
Lucio Fontana, Spatial Concept. Waiting. 1964.

APRESENTAÇÃO
Um tema, uma Escola, um Encontro

Niraldo de Oliveira Santos
Membro da EBP/AMP
Diretor do XXV EBCF

Nos dias 08, 09 e 10 de novembro deste ano, São Paulo será a capital brasileira da psicanálise de orientação lacaniana. Nós, da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) – Seção São Paulo, como anfitriões, não conseguimos segurar nossa alegria; e nossa expectativa também.

Por isso, inicio agradecendo à Patricia Badari – Diretora da Escola Brasileira de Psicanálise e Presidente deste Encontro, e sua diretoria; e à Maria do Carmo Dias Batista, Presidente do Conselho da EBP…

Leia+
The Waiting. Lucio Fontana fotografado por Ugo Mulas, em 1964.
The Waiting. Lucio Fontana fotografado por Ugo Mulas, em 1964.

ARGUMENTO
Os corpos aprisionados pelo discurso… e seus restos

Comissão Científica
Luiz Fernando Carrijo da Cunha (Coordenador), Mirmila Alves Musse (Coordenadora), Ana Tereza Groisman, Glacy Gorsky, Marcelo Veras, Leonardo Scofield, Ram Mandil, Ruskaya Rodrigues Maia

O título desse XXV Encontro Brasileiro do Campo Freudiano foi extraído do último capítulo do Seminário, livro 19, em que Lacan, depois de uma extensa exploração acerca do “Há um”, desenvolve de maneira bastante condensada a afecção dos corpos pelo discurso. O título do capítulo – no original francês, “Les corps attrapés par le discours” – já nos coloca, de saída, a questão de como entendê-lo a partir da tradução do verbo attraper. Segundo a observação de Marcus A. Vieira, responsável pela versão final da tradução brasileira, “attrapés” foi traduzido como “aprisionados”, podendo dar a ideia de que o discurso é exterior aos corpos e que seriam por ele capturados.

Leia+
Lucio fontana, Spatial Concept, Expectations, 1959.
Lucio fontana, Spatial Concept, Expectations, 1959.

INSCRIÇÕES

ORGANIZAÇÃO

ACOLHIMENTO

Diretoria do Encontro: Patricia Badari (Presidente) | Niraldo de Oliveira Santos (Diretor) | Alessandra Pecego e Rômulo Ferreira da Silva (Coordenadores Gerais)

Comissão do Boletim: Coord:
 Gustavo Menezes (SP) e Renata Gomes Martinez (RJ) | Adriana Rodrigues (SUL) | Cleyton Andrade (NE) | Daniela Nunes Araújo (BA) | Fabrício Donizetti (SP) | Olívia Viana (MG) | Thereza de Felice (RJ)

Designer: Bruno Senna

Back To Top