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EDITORIAL CODA #02

Daniela Nunes Araujo (EBP/AMP)
Olívia Loureiro Viana
Comissão de boletim do XXV EBCF
Orlan. “O rosto do século XXI, cirurgia plástica”, 1990.

Passemos às repercussões! É tempo de compreender… Do primeiro número do Coda que trazia as apresentações, agora damos tom às primeiras ressonâncias que aqui se traduzem em palavras. Como fomos afetados pelo lançamento do XXV Encontro Brasileiro do Campo Freudiano: Os corpos aprisionados pelo discurso …e seus restos? Com entusiasmo, apresentamos a segunda edição do Coda. Entre claves, notas, cortes e marcações, retomamos com o ritmo do boletim em suas novas rubricas e produtos.

Notas e tons contém textos escritos especialmente para o boletim. Neste número, Marcus André Vieira, em “Ressonâncias da intradução lacaniana”, parte da estranheza e dos impasses na tradução do termo francês attraper para desdobrar as aproximações entre interpretação e tradução lacaniana como modos de lidar com o real, dando ênfase aos conceitos de falasser e lalíngua, mas não sem destacar um de seus desdobramentos: a intradução. Ao tempo em que Márcia Stival nos apresenta em “Coda”, como numa partitura marcada pelo próprio símbolo, a sua função, articulando-a ao caráter pouco linear do Seminário 19 de Lacan, ritmo que imprimiu para deslocar-se da via traçada pelo Nome-do-Pai à via do Um.

…dizeres e suas reverberações está vinculada à comissão de referências bibliográficas, que vem selecionando passagens extraídas de livros e artigos orientadores para as pesquisas em torno do tema do XXV EBCF. Algumas delas serão comentadas a cada boletim. Neste número, a comissão apresenta sua rubrica, que ganha o tom de um enlace do que Lacan aponta em alguns trechos do próprio Seminário 19, com exemplos promovidos por artistas tais como Ariano Suassuna e Michelangelo e trabalhados por Romildo do Rêgo Barros e Maria Helena Barbosa.

Na sequência, a comissão de Arte e Cultura, em sua rubrica que leva o mesmo nome, se faz representar por Cristiano Pimenta e Musso Greco. Em seus respectivos textos: “Orlan e o franqueamento do real” e “Do corte na tela de Lucio Fontana ao corte no corpo em Orlan”, nos permitem fazer uma passagem daquele que fora o artista das ilustrações no primeiro Coda, a quem ilustra o Coda #02. Os autores se debruçam sobre a obra da artista plástica Orlan, tecem mais acerca da spaccatura, do sujeito e sua fenda; e nos ajudam a compreender a questão do corpo tornado como obra de arte, por via do que a artista nomeia como “Arte Carnal”. A Comissão destaca um vídeo de apresentação da obra da artista e aproveita para divulgar a entrevista por ela concedida a Jacques-Alain Miller em 2012.

Para finalizar, trazemos aqui, em primeira mão, as indicações para envio de trabalhos para a Jornada Clínica, que ocorrerá no dia 08 de novembro de 2024, bem como a descrição dos quatro Eixos Temáticos que estruturam o Encontro: “Capturas imaginárias e o Real do corpo”, “Incidências do discurso da ciência sobre os corpos”, “O Real da sexuação e o dizer da análise” e “O corpo “fora do discurso”.

A cada um que começou a traduzir em palavras, das interpretações possíveis ao que do tema ressoa, agradecemos a vivacidade e precisão. Àqueles que se agarram na leitura do Boletim, sintam-se à vontade para que, como na partitura marcada pelo Coda, possam ir e vir. Que cada um imprima seu ritmo a partir desses extratos e assim sigamos, marcando o tempo rumo ao XXV EBCF.

Boa leitura!

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