Apresentação
Diante da vastidão de referências possíveis para o tema “Corpos aprisionados pelo discurso …e seus restos”, a Comissão de Referências do XXV EBCF decidiu formular algumas questões suscitadas na equipe pelo Argumento proposto pela Comissão Científica. Partimos da ideia de que, assim, faríamos a pesquisa em busca de referências causados pelo próprio Argumento, o que tornaria nosso trabalho mais vivo e menos burocrático.
Questões como as a seguir têm nos servido de norte: Como o discurso captura os corpos? Como se apresenta o discurso do mestre contemporâneo? Como o discurso do analista opera sobre o discurso do mestre? E como opera sobre o discurso do mestre contemporâneo? Seria do mesmo modo? Como localizamos o não-todo e os “nem todos” capturados pelo discurso? O que resta de uma análise?
Propomos, a partir daí, três diferentes formas de entrada nas Referências Bibliográficas:
– Na aba “Referências Bibliográficas – lista geral”, vocês poderão encontrar uma lista geral, viva, que seguirá em construção até o nosso Encontro. Ela se faz como produto da pesquisa realizada pela comissão, de sugestões de colegas e das orientações da Comissão Científica;
– Na aba “Dizeres que capturam”, uma seleção de trechinhos extraídos dessas publicações, apresentados a partir das questões formuladas pela comissão. São uma série de citações pinçadas a dedo que esperamos que contribuam com os estudos de cada um;
– Já na aba “…dizeres e suas reverberações”, algumas dessas citações são brevemente comentadas por colegas – preciosas contribuições, orientadoras, que auxiliam nossa comunidade a avançar com o tema.
Desejamos que todos possam fazer um bom uso desse trabalho a partir de suas próprias capturas!!