skip to Main Content

Sobre o VIII Encontro NR-Cereda:

Um aspecto relevante na pesquisa do Cereda Brasil tem sido poder esclarecer o estatuto e o trabalho com o sonho em crianças pequenas e em mais velhas, mas sobretudo o lugar do pesadelo, pois é a partir dele que, em muitos casos, se abre o caminho pelo qual o adulto consente com a demanda de análise para a criança. Também chama a atenção quando o pesadelo irrompe durante o tratamento da criança, localizando a dimensão do real em jogo. Por isso, enfatizamos como recorte de trabalho: “Pesadelo e sonho na criança e no adolescente no discurso analítico”.

Sobre a IX Conversação do CIEN:

O recorte do tema de trabalho para o Cien-Brasil foi “Os usos dos sonhos nos discursos e os efeitos na conversação”. Ele foi pensado a partir do que os laboratórios foram trazendo nas conversações realizadas durante o ano. Queremos conversar sobre o que cada conversação pode trazer de novo sobre a presença dos sonhos e seus usos fora do dispositivo analítico, em outros discursos, e também em ato, nas conversações, para dizer um pouco sobre o lugar que eles ocupam, que efeitos produzem, sua potência de imprevisto.

Além das mesas com os trabalhos, teremos uma participação de Carolina Koretzky fazendo uma pontuação sobre o tema que implica as duas redes.

Back To Top